Biografia
Ernesto Baldan, fluminense, despontou para o cenário nacional clicando para o universo da música com trabalhos para Chico Buarque, Legião Urbana, Lulu Santos, Marina Lima entre outros.
Fotografou para várias publicações nacionais, como revistas de moda e arte e não parou mais. São dezenas de títulos no portifólio do fotografo, de “Interview à Vogue”, deixando sua assinatura e marca em todas as grandes revistas da moda nacional, passando por publicações especializadas em diversas áreas da comunicação.
Lançou o livro “Música do Brasil”, com Hermano Vianna, composto por 125 fotos intercaladas por textos que compõem um levantamento da produção musical brasileira. Colaborou na construção da Trip e Vogue RG.
Exposições: Faltam 1001 Pro Carnaval (1995), Popular ( Museo de Arte Moderno RJ ), Sem Vergonha (2002) vista por mais de 100.000 pessoas.
Como cineasta dirigiu em 2008 o documentário “Elza” sobre a carreira da cantora Elza Soares, com participação de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Jorge Ben. Dirigiu com Izabel Jaguaribe o documentário “Tudo é Irrelevante, Hélio Jaguaribe” em 2017. Com narração de Fernanda Montenegro, contém importantes depoimentos próprios de Jaguaribe, do diplomata e filósofo Sérgio Paulo Rouanet, FHC, Candido Mendes, Maria da Conceição Tavares e outros, todos ilustrados em intervenções sobre fotos, desenhos e vídeos; uma aposta bem-sucedida da direção de arte assinada por Baldan.
Atualmente, em 2023, Ernesto Baldan prepara-se para mais um projeto em criação, JACK TRISTANO FILME.